Avançar para o conteúdo principal

Todo um menu derivado de rabanetes



Lista de ingredientes para todas as receitas:



  • 300g de feijão-verde
  • 500g de massa farfalle (lacinhos?)
  • 2 bolbos de funcho
  • 2 molhos de rabanetes
  • 1 courgette
  • 1 cebola
  • 2 batatas grandes
  • caldo de legumes
  • 100g de queijo parmesão ralado
  • 50g de amêndoa ralada ou 50g de pinhões
  • 5 ramos de salsa
  • 2 dentes de alho
  • ramos de manjerição fresco
  • 2dl de natas (eu uso natas vegetais)
  • limão
  • azeite
  • sal e pimenta

  • Pesto com folhas de rabanete


    É o meu pesto preferido e uma forma de aumentar ligeiramente o consumo de verduras numa refeição. Lavar e secar as folhas de um dos molhos de rabanetes. Juntar no robô de cozinha o manjericão, a salsa, as folhas dos rabanetes, a amêndoa ralada, o alho, 100g de azeite, sal e pimenta q.b. Misturar tudo a fundo até se obter uma mistura homogénea (eu gosto quando há bocadinhos de pinhão). Reservar, vai ser usado na massa.

    Sopa de folhas de rabanete

    Fazer um refogado com a cebola e um pouco de azeite. Juntar a courgette e a batata cortadas em cubos, misturar durante um minuto. Juntar as folhas de rabanete, o caldo e água q.b., deixar cozer durante 15 minutos após levantar fervura. Passar com a varinha mágica e juntar as natas.


    Massa com feijão-verde, batata e pesto

    É receita fez-me desconfiar pela primeira vez do Jamie Oliver (de quem somos fans cá em casa, todos). Aprendi que quando o Jamie diz que é bom é porque é bom e que não devo desconfiar da lista de ingredientes. Actualmente chamo-lhe a massa da Jeanne, é a massa preferida da minha filha.

    Cozer a massa com o feijão-verde cortado em pedaços e uma batata cortada às rodelas, tudo junto na mesma panela e de acordo com as instruções do pacote de massa. Quando acabar o tempo de cozedura da massa, escorrer a água e juntar o pesto. Misturar bem, verificar a quantidade de sal, juntar (ou não) mais sal e pimenta. Servir com queijo parmesão ralado.


    Salada de funcho e rabanetes

    Lavar o funcho e os rabanetes. Cortar no robô de cozinha (eu corto na velocidade 4 da Bimby). Temperar com sal, pimenta, azeite e sumo de limão.


    Se gostam destas receitas e da organização do menu, comentem em baixo. Se não gostam, comentem na mesma. Se experimentarem as receitas, venham cá contar o resultado.

    Nota de rodapé: os rabanetes são fáceis de cultivar mesmo num vaso grande.

    Mensagens populares deste blogue

    Calças de ganga :: bainha original

    Marcar as calças na altura desejada e cortá-las na linha de marcação. A seguir deve cortar-se o tecido em excesso na parte da bainha, deixando um centímetro de tecido a mais para se ter espaço suficiente para se coserem ambas as partes das calças - bainha e perna - e fazer uma costura para impedir que o tecido de desfie com o uso. Juntar ambas as partes das calças e prender com alfinetes, prestando particular atenção ao alinhamento perfeito das costuras das bainhas e das pernas das calças.  Coser na máquina, com uma agulha apropriada ao tipo de tecido, o mais perto possível do rebordo da bainha original, conforme a imagem em cima. A bainha, antes de ser passada a ferro, ficará com um aspecto idêntico à que aparece nesta fotografia. Aqui é aconselhável experimentar as calças para verificar se o comprimento é o desejado e se a bainha é suficientemente discreta. Após "abrir" bem a costura e passá-la a ferro, esta fica quase invisível mas é sempre bom verificar caso seja ne

    Máquina corta-e-cose e outras

    Recentemente, recebi um email com questões sobre a máquina corta-e-cose, respondi por email, fui verificar as estatísticas do blog e reparei que é uma pesquisa que já conduziu algumas pessoas aqui. Por isso, vou tentar explicar por alto as diferenças entre esta máquina, uma máquina de costura e outras máquinas parecidas. Eu tenho uma máquina corta-e-cose desde Janeiro de 2010. Quando ela me foi oferecida, senti que era "máquina demais" para mim, que não só não precisava dela como era também uma espécie de "desperdício" tê-la mas muito depressa mudei de opinião. Comecei por adquirir alguma bibliografia e ler sobre o assunto: Complete Serger Book Sewing with Sergers - The Complete Handbook for Overlock Sewing The Ultimate Serger Answer Guide Depois deitei mãos à obra, fiz imensas coisas e imensas coisas diferentes, testei a máquina a fundo. É uma máquina que serve para várias coisas mas serve principalmente para rematar o tecido para que este não desfie, fazer c

    Receita de pasta de dentes

    Depois de muitos anos sem dizer nada, estou de volta porque... ontem fiquei chocada com o preço da pasta de dentes. Fui às compras ao supermercado de sempre. Passei no corredor dos dentífricos e, como é um daqueles produtos que me esqueço com frequência, decidi levar. Até ver o preço. Uma bisnaga de Paradontax custa 6,79€. A sério. Este preço activou imediatamente o meu lado rebelde e revolucionário. Decidi, naquele preciso momento, vou fazer o meu próprio dentífrico. Ressuscitar o blogue. Sentir-me ainda mais feliz com a pré-menopausa, porque nem quero imaginar o preço dos pensos higiénicos, que comprei em grande quantidade há vários anos e estão ali para durar, tendo em conta o carácter aleatório da menstruação nos dias que correm. Fui buscar argila branca e óleo essencial de mental à loja biológica local. Hoje estou pronta para fazer a nossa nova pasta de dentes. Ingredientes: 6 cs de óleo de coco virgem 2 cc de bicarbonato de sódio 2 cc de argila branca 20 gotas de um ou mais óleos